Diretor Geral: Lidelberk A. Linhares
Untitled Document
   
Notícias  
   Geral
   Polícia
   Política
Canais  
   High Society
   Entrevistas
   Canal Direto
   COLUNISTAS
Expediente  
   Colaboradores
   Quem Somos
   Anuncie Aqui
Canal Direto  
Participe da produção do Rondonoticias, enviando sugestões de pauta.
Rondo Enquete  
Os consórcios responsáveis pelas obras de água e esgoto em Porto Velho deixaram as ruas cheias de buraco, mas alegam que estão trabalhando bem. Em sua opinião:
A população precisa ter paciência, porque apesar de tudo as empresas estão desenvolvendo um serviço de boa qualidade
O Ministério Público deve agir com rigor, porque os consórcios deixam buracos abertos nas ruas durante meses, atrapalhando a população
 

 

Publicidade  
  Geral 

Constatação: Rondônia está mais quente nos últimos 16 anos
Geral - , 11/06/07 15:09

Uma triste constatação para os mais de 1,5 milhões de habitantes de Rondônia: o Estado se tornou mais quente nos últimos 16 anos. E este seria apenas um dos sintomas do aquecimento global. A previsão é de que até o final deste século teremos na Amazônia, uma vegetação de savana – árvores de pequeno e médio portes, com caules retorcidos e pobreza de diversidade.

Segundo a expectativa de estudiosos do aquecimento global, este fenômeno seguirá um arco, começando pelo Pará, indo para Mato Grosso e atingindo Rondônia.

Estudo realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), revela que nos últimos 16 anos a temperatura em Rondônia aumentou em torno de 0,2 a 0,5 graus centígrados. A elevação pode parecer pouca, mas na região tropical, onde Rondônia está situada, as mudanças acontecem de forma gradual.

“Pesquisei as temperaturas locais desde 1928 até 2006, consideramos variações anuais e dividimos pelos 16 anos. Isto significa que em determinados períodos o calor ficou realmente mais intenso”, afirma o meteorologista e climatologista do Sipam, Ranyere Nóbrega.

Segundo Nóbrega, a elevação de temperaturas também está relacionada com o crescimento da cidade. A junção de prédios, asfalto e a retirada de vegetação natural contribuem com o aumento de temperatura e nem mesmo a arborização da cidade iria resolver o problema de excesso de calor. “As árvores podem transmitir uma impressão de menos calor por causa das sombras, mas isso não significa a diminuição no registro dos termômetros, que manteriam altas temperaturas”, revela.

Savana

Pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) calculam o tamanho do estrago que o aquecimento global trará à Amazônia neste século. Eles cruzaram dados de 15 modelos de computador usados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) com outros de vegetação e clima feitos no Brasil e constataram que até 18% da área que atualmente é mata deve virar uma vegetação rala, semelhante ao cerrado. Com o clima mais seco, a savana tende a crescer. Pelo estudo, a floresta amazônica vai ganhar 30,4% de savana entre 2090 e 2099.

Explicações

O pesquisador Ranyere Nóbrega, do Sipam de Rondônia, ressalta que o clima na Terra está mudando e a tendência é que estas alterações sejam mais notadas nos próximos anos. “Estamos tendo o fenômeno La Niña, que traz mais chuvas e tem entrada de ar frio. O El Niño é o contrário disto. Estes dois fenômenos antes aconteciam uma vez a cada década, hoje eles não têm mais um padrão”, explicou.

As principais causas do aquecimento global são: alta emissão de dióxido de carbono (CO²) e metano no ar. O Brasil é o quarto lugar na emissão de CO² e cerca de 60% deste total vem das queimadas e do desmatamento. Os Estados Unidos estão em primeiro lugar no ranking de países poluidores.

Rondônia não possui dados separados sobre sua contribuição no aquecimento global, mas o pesquisador afirma que a junção de queimadas e agropecuária é um fator preocupante. O modelo de pecuária extensiva, por exemplo, que utiliza grandes áreas, influi diretamente na emissão de gases poluidores. Na queimada usada para limpar as áreas, se forma o dióxido de carbono. Já a pecuária gera o metano.

Outra fonte bem conhecida na emissão de CO² é a descarga dos carros. A queima dos combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo também é muito poluente. “Independente da origem, uma coisa é certa: os níveis de dióxido de carbono nunca estiveram tão altos”, ressaltou.

Mudanças

As mudanças começam a ser sentidas com ondas de frio ou épocas de seca intensa. As friagens em Rondônia, por exemplo, estão mais constantes e rápidas. Os fenômenos que antes aconteciam com raridade, agora estão mais intensos e freqüentes, um problema que não está acontecendo só em Rondônia, todo o mundo começou a perceber alterações no comportamento climatológico nos últimos anos, segundo Ranyere Nóbrega.

Consequências

O aquecimento global pode ocasionar falta de água potável, dificuldades para cultivo de alimentos e o aumento de doenças tropicais como malária e dengue. Além disso, seca como a que aconteceu em 2005 poderão ser bem mais frequentes.

Como colaborar

Com o uso racional da energia elétrica. “Principalmente porque temos em Rondônia, termoelétricas, que queimam o diesel, altamente poluente”, lembra Nóbrega.Troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes - as brancas e utilizando transportes não poluentes, como a bicicleta, por exemplo.
 

Fonte: Minéia Capistrano
Autor:




Últimas Notícias
 
(08/02/2010)
  O Porque da Gestão da Piscicultura em Tanques Redes - Por Antonio de Almeida Sobrinho
(08/02/2010)
  Após ser eleito vice-presidente da Executiva Nacional do PMDB, senador Raupp dedica vitória a Rondônia
(08/02/2010)
  PSOL Porto Velho apóia a emancipação do município da Ponta do Abunã
(08/02/2010)
  Documento passa a ser obrigatório no momento do embarque a partir do dia 1º
(08/02/2010)
  Piloto do IDARON encontra casal perdido na selva próximo à Costa Marques
(08/02/2010)
  Polícia Militar engajada no combate ao mosquito da dengue e orientação à população
(08/02/2010)
  Embrapa prorroga inscrições para concurso até dia 18
(08/02/2010)
  Governo federal cancela quase 710 mil benefícios do Bolsa Família
(08/02/2010)
  Dengue: Ações simultâneas contra o mosquito em toda a cidade
(08/02/2010)
  Prefeito Sobrinho participa de entrevista ao vivo para todo o estado
(08/02/2010)
  Decisão judicial mantem indenização por inclusão no SPC
(08/02/2010)
  Folha de SP destaca trabalho de juíza de Rondônia
(08/02/2010)
  Jair Ramires intensifica combate a sujo imundos em Porto Velho
(08/02/2010)
  TSE: Julgamento de Ivo Cassol deve prosseguir na quarta-feira
(08/02/2010)
  UNIR matricula na e quarta aprovados no processo seletivo 2010 nos cursos com início no 1º semestre
(08/02/2010)
  Jair Ramirez será o entrevistado desta segunda-feira do Programa A Voz do Povo
(08/02/2010)
  Polícia Militar engajada no combate ao mosquito da dengue e orientação a população
(08/02/2010)
  Frota de veículos cresce mais onde há menos dinheiro no país; Rondônia está em primeiro no país
(08/02/2010)
  VENDE-SE TERRENO E UM APARTAMENTO
(08/02/2010)
  Criança de 11 anos é devorada por um jacaré no bairro Triângulo em Guajará-Mirim

 


Busca Rápida  
Ache aqui notícias anteriores

Boletim On Line  
Receba diariamente em seus e-mail nossas principais notícias
Cadastrar
Descadastrar

- Rondônia Comunicação e Publicidade Ltda -
Av. Carlos Gomes nº 2651 - Galeria Santa Beatriz Sala 13 - Bairro: Nossa Senhora das Graças
Fone/Fax: (69) 3229-5353 - E-mail´s: redacao@rondonoticias.com.br
©2000-2003 - Rondonoticias - Todos os direitos reservados -