RONDONOTICIAS segunda-feira, 17 de junho de 2019 - Criado em 11/10/2001

Deputado Lazinho da Fetagro reivindica UTI Neonatal para Cacoal


assessoria

22/05/2019 10:47:14 - Atualizado


Rondõnia - O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao Governo do Estado, por meio do Secretário de Saúde, Fernando Máximo, a necessidade de ser implantada uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal.

Essa reivindicação atende um anseio da população de Cacoal e região, uma vez que o hospital atende pacientes de municípios vizinhos. E, muitos desses atendimentos são de nascimentos de crianças que precisam de cuidados específicos em decorrência de parto prematuro, complicações não esperadas e outras situações que exigem a estrutura de UTI para assistência à vida do recém nascido.

“Assim quando recém nascidos prematuros ou que sofreram algum problema ao nascimento correm risco de vida e necessitam de cuidados 24 horas por dia é importante, senão dizer, essencial, a existência de uma UTI Neonatal”, reforça o deputado.

O deputado ressalta que uma unidade de terapia neonatalrepresentará um avanço na prestação de serviços de saúde naquele complexo hospitalar para a população que sente essa carência e acredita que esse atendimento especial se traduz em segurança para vida dos nascidos e para os pais.

Descentralização da saúde

A descentralização da saúde pública é uma defesa do deputado Lazinho da Fetagro apresentada por várias vezes na Casa de leis e para o governo do estado. Ele acredita que descentralizar serviços e atendimentos da capital Porto Velho trará avanços na saúde de Rondônia. Registra que o hospital regional de Cacoal tornou-se um exemplo disso, sendo referência na região ao oferecer tratamentos e serviços variados, mas ainda com demandas importantes e necessárias como o funcionamento de uma UTI neonatal.

“Precisamos ser mais perseverantes e aumentar o debate da descentralização da saúde com a sociedade. O governo do estado tem a responsabilidade, junto com a Assembleia Legislativa, em construir as políticas públicas necessárias para uma saúde pública de qualidade.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.