RONDONOTICIAS quinta-feira, 29 de outubro de 2020 - Criado em 11/10/2001

Governo reconhece situação de emergência em Mato Grosso do Sul

A situação de emergência já havia sido decretada pelo próprio governo estadual nesta segunda...


Assessoria

Publicada em: 14/09/2020 17:23:01 - Atualizado

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu nesta segunda-feira (14) a situação de emergência em Mato Grosso do Sul em razão dos incêndios florestais que atingem o Pantanal no estado.

Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, em 2020, a estimativa é que área queimada chegue a 1,45 milhão de hectares.

A situação de emergência já havia sido decretada pelo próprio governo estadual nesta segunda. Segundo o ministério, o governo de MS poderá ter acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.

De acordo com o Desenvolvimento Regional, a definição do montante de dinheiro que será liberado depende da elaboração de planos de trabalho. Nesses documentos, os órgãos que atuam no combate aos incêndios vão detalhar os instrumentos necessários para continuar a operação.

Caberá à Defesa Civil Nacional a análise e a liberação os recursos. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, auxilia na elaboração desses planos para que os recursos sejam liberados com maior rapidez.

O dinheiro poderá ser usado, por exemplo, para custear atividades de transporte, compra de combustível e locação de aeronaves.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br