RONDONOTICIAS quinta-feira, 29 de outubro de 2020 - Criado em 11/10/2001

Manaus completa 1 mês de reabertura de escolas públicas com bons exemplos

Além do Amazonas, apenas outros cinco estados têm previsão de retomar atividades na rede estadual neste ano...


G1

Publicada em: 10/09/2020 16:13:22 - Atualizado

Manaus completa, nesta quinta-feira (10), um mês do retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. A cidade foi a primeira capital do país a retomar as atividades, quase cinco meses após o início da pandemia do coronavírus. Voltaram apenas alunos do ensino médio e do programa de Educação para Jovens Adultos (EJA) – cerca de 110 mil estudantes. O ensino fundamental e o básico não têm data para o regresso, e a transmissão de aulas ocorre pela internet e pela TV aberta.

Dentro das 123 escolas da rede estadual em Manaus, foram adotadas medidas de segurança, como sabão nas pias, álcool gel e medição de temperatura, por exemplo. Mas há também problemas e desafios. Professores relatam sobrecarga de trabalho, pais temem o transporte coletivo lotado e alunos dizem que regras nem sempre são cumpridas.

Além do Amazonas, apenas outros cinco estados têm previsão de retomar atividades na rede estadual neste ano. São eles:

  • Pará – outubro, mas sem dia definido (nos primeiros 15 dias, apenas os alunos do 3ª ano do ensino médio)
  • Rio de Janeiro – 5 de outubro (no início, deve ser priorizado o retorno às aulas no 9°ano do ensino fundamental e no 3°ano do ensino médio para que os estudantes possam se formar)
  • Rio Grande do Sul – 13 de outubro (começando pelo ensino médio)
  • Santa Catarina – 13 de outubro (começando pelo 3º ano do ensino médio e por alunos com dificuldades de acompanhar atividades remotas; a retomada será gradual, uma série por semana, até que se chegue ao 7º ano – do 6º para baixo, é possível que a volta não ocorra neste ano)
  • São Paulo – 7 de outubro (na primeira fase, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia vai outro)

MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br